Por que Investir na Eletromidia?

A Eletromidia oferece aos seus clientes e anunciantes uma plataforma integrada de soluções de mídia OOH com presença nacional, que permite um alcance constante e recorrente aos consumidores, estando presente em diversas ocasiões do seu dia a dia, seja no elevador de casa, na rua, no transporte público, no elevador do escritório ou durante um passeio no shopping.

Mais do que somente alcançar consumidores, estamos na interseção da mídia tradicional OOH e empresas de “AdTech” (advertising technology, ou tecnologia de publicidade em tradução livre), provendo o melhor que cada uma das soluções tem a oferecer. Do lado de OOH, nos beneficiamos de amplo alcance ao consumidor, elevada taxa de atenção e possibilidade de rodar vídeos que não podem ser interrompidos, enquanto também oferecemos aos anunciantes características favoráveis típicas de AdTech como conteúdos dinâmicos e análise de dados em tempo real.

 

Nossas vantagens competitivas

Acreditamos que possuímos vantagens competitivas que são difíceis de replicar e devem permitir a nossa estratégia de crescimento com rentabilidade. Dentre essas vantagens, incluem:

1. Posição de liderança no mercado, com escala relevante e portfólio diversificado

Somos a maior empresa de mídia OOH em 3 dos 5 canais em que atuamos em termos de faturamento, o que configura uma solução atrativa para anunciantes ao proporcionar alcance de uma audiência ampla, de forma coordenada e alinhada à estratégia de comunicação das marcas. Possuímos o maior percentual de telas digitais no Brasil segundo a IVC1, com 68% de representatividade no portfólio, comparado a apenas 3% da segunda maior empresa do segmento. Isso permite maior customização dos anúncios e maior eficiência e agilidade nas nossas operações.

2. Alcance amplo, com presença nas localizações mais relevantes do território nacional

Em 30 de setembro de 2020, nossas 54 mil telas possuíam audiência diária de aproximadamente 22 milhões de pessoas, o que significa que cerca de 10% da população brasileira é exposta aos nossos anúncios a cada dia. Diariamente, atingimos cerca de 86% da população do Rio de Janeiro e 46% da população de São Paulo, as duas cidades com a maior atividade econômica do país.

Em São Paulo, em 30 de setembro de 2020, milhões de pessoas circulam pelos nossos ativos de transporte diariamente. Nossos diversos formatos estão presentes no metro, com (i) a TV Minuto – telas dentro dos trens das Linhas Azul, Verde e Vermelha – (ii) nas estações e plataformas da Linha Lilás e Linha Amarela, além de estar também em toda a malha da CPTM , cobrindo 94 estações ativas e conectando 23 importantes municípios. Além disso, são 33,5 milhões de pessoas mensalmente atingidas por nossa presença nos 34 shoppings em São Paulo, sendo esse público predominantemente de classe A e B, com presença em shoppings como JK lguatemi, lguatemi São Paulo, Cidade Jardim e Eldorado. Adicionalmente, temos forte presença no segmento de elevadores comerciais e residenciais.

No Rio de Janeiro, são mais de 3,3 milhões de pessoas que circularam pelos nossos ativos de transporte diariamente. Nossos diversos formatos estão presentes no MetroRio, Supervia (maior sistema de transporte público do Rio) e VLT. Temos presença também no segmento de aeroportos no RioGaleão, um dos maiores aeroportos internacionais do Brasil. Além disso, são 16 milhões de pessoas mensalmente afetadas por nossa presença nos 16 shoppings centers, sendo esse público predominantemente de classe A e B. Por último, nossa presença na região se dá também por meio de Bancas digitais e estáticas presentes nos principais bairros do Rio de Janeiro.

3. Possuímos um histórico de execução comprovado e um time de administração experiente

Fomos fundados em 1993 em São Paulo, e desde então buscamos nos adaptar junto aos consumidores e marcas, para oferecer sempre a melhor solução em mídia OOH possível. Em 2013, quando possuíamos apenas 1,4 mil painéis dos quais 98% eram estáticos, a gestora de fundos de capital de risco americana H.I.G Capital enxergou nosso potencial e investiu na empresa, colaborando enormemente com o crescimento e profissionalização da gestão.

A partir de 2015, embarcamos em uma estratégia de consolidação do mercado, com a aquisição da OMS e da empresa proprietária do contrato de publicidade na Linha 4 do Metro de São Paulo em novembro de 2015, da TV Minuto em março de 2017, da Hyperfator em julho de 2018 e da Elemidia em janeiro de 2020. Tivemos enorme sucesso com essa estratégia, conseguindo capturar sinergias relevantes em relação à receita e custos após a integração das aquisições com a nossa estrutura, atestando nossa capacidade de execução e integração de novos negócios.

Em paralelo à nossa avenida de crescimento via aquisição, executamos uma estratégia de crescimento orgânico com a assinatura de novos contratos nos mais diversos segmentos: transportes, aeroportos e shoppings. Em 2016, assinamos novos contratos no segmento de transportes, sendo o VLT e a Supervia localizados no Rio de Janeiro e a CPTM Digital nas estações Brás e Barra Funda em São Paulo. Em 2018, assinamos novos contratos para explorar mídia digital e estática na Linha Lilás e mídia estática na Linha Amarela no metrô de São Paulo, enquanto no segmento de aeroportos assinamos novos contratos com o RioGaleão, e os aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza que fazem parte da gestão da FRAPORT.

4. Estamos inovando o mercado de OOH brasileiro com tecnologia digital

Possuímos o maior portfólio de painéis digitais do Brasil. Em 31 de dezembro de 2019, contávamos com 37 mil painéis digitais, representando 68% do nosso portfólio total e nos posicionando como líderes absolutos na indústria brasileira. Para efeitos de comparação, segundo estudo realizado pela IVC, a segunda maior empresa do segmento possuía 22 mil telas, dos quais apenas 3% eram digitais.

Os painéis digitais oferecem uma maior atratividade para os nossos clientes e anunciantes pois permitem (i) um maior uso de criatividade em campanhas, gerando maior impacto na audiência com o uso de imagens em movimento, (ii) que os clientes veiculem anúncios através de vídeos que não podem ser interrompidos, e (iii) maior flexibilidade e dinamismo de campanhas devido à eficiência na distribuição do conteúdo para as telas digitais através da nossa central de operações na nossa matriz.

Além da maior atratividade dos painéis digitais mencionada acima, por meio do uso de tecnologia digital adicional em nossas telas, acreditamos conseguir oferecer uma solução superior às marcas e anunciantes enquanto aumentamos seu retorno sobre o investimento em publicidade.

Nossa estratégia recente de dados e serviços se baseia hoje em capturar dados da audiência através de soluções de conectividade, como hotspots de Wi-Fi, como um novo ponto de contato com audiência e uma nova fonte de receita com anunciantes, além de oferecer maior satisfação aos passageiros e proprietários dos ativos. Oferecemos também soluções adicionais de comunicação para os nossos parceiros e ambientes em que estamos presentes, oferecendo novos serviços através de ferramentas adicionais como o aplicativo do MeuCondomínio, entre outros.

Desenvolvemos também uma integração com as principais plataformas de mídia programática, tais como Magnite, Verizon, e MediaMath com o objetivo de oferecer maior escalabilidade às nossas soluções, aumentar rentabilidade, aumentar o escopo de anunciantes e facilitar uma potencial futura expansão internacional. Essa integração de plataformas oferece funcionalidades que vão desde o suporte ao planejamento, até a aquisição da mídia.

5. Possuímos uma base de clientes de qualidade, com relacionamento de longo prazo e altamente diversificada

Nossa proposta de valor diferenciada é comprovada pela qualidade da nossa base de clientes, contando com marcas globais com estratégia de publicidade voltada para dados.

Por exemplo, atualmente, o setor de tecnologia representa uma das maiores receitas por segmento de indústria da base de clientes da Companhia.

Como forma de medir o impacto das campanhas que realizamos para os nossos clientes e comprovar nossa efetividade, utilizamos hoje uma combinação de ferramentas em que capturamos os dados de forma proprietária, como Quivid e Wi-Fi, e dados de ferramentas de terceiros, como lbope e Geofusion.

Adicionalmente, está em fase de implementação uma iniciativa para padronizar as métricas do mercado OOH no Brasil chamada Mapa OOH. O objetivo desse projeto é oferecer dados de audiência, alcance e frequência para o planejamento de mídia OOH de forma comparável com outras mídias. Uma vez implementado representará um grande avanço das métricas na indústria OOH.

Possuímos receita altamente pulverizada em nossos clientes, sendo que os 10 maiores clientes representaram aproximadamente 23% da receita proforma consolidada do ano de 2019, enquanto nosso maior cliente individual representou 3.2%, comprovando nossa execução da estratégia de aumentar diversificação de clientes e canais. Nosso relacionamento com os 10 maiores clientes de 2019 é de, em média, 9 anos.