S&P Eleva Rating da Eletromidia para ‘brAA’
Rating é uma nota que uma agência classificadora de risco atribuída a uma empresa ou emissão de dívida, indicando a qualidade de crédito do emissor, quanto mais elevada a nota, menor o risco de não cumprimento dos pagamentos. O rating é representado por letras, que compõem uma escala que vai de ‘AAA’ (mais alto) a ‘D’ (quando a empresa entra em default – ou “calote”). Essa nota mede a capacidade e disposição do emissor em honrar suas obrigações com os credores de forma completa e pontual.
Recentemente, a agência de classificação de risco S&P Global Ratings elevou o rating de crédito corporativo atribuído à Eletromidia de ‘brA+’ para ‘brAA-‘, na escala nacional. A nova classificação também se estende para a 5ª emissão de debêntures da Companhia.
A Eletromidia anunciou sua recente 5ª emissão de debêntures, cujos recursos serão utilizados para pré-pagamento da dívida bruta atual, favorecendo seu perfil de vencimento de dívida e proporcionando maior flexibilidade financeira para seguir seu plano de expansão nos próximos anos. Além disso, a empresa tem reportado fortes resultados operacionais nos últimos trimestres, possibilitados pela expansão de sua rede de displays e alavancagem dos ativos já existentes. Sua maior escala tem se refletido em ganhos de rentabilidade e, consequentemente, métricas de crédito mais fortes. Nos últimos 12 meses, encerrados em 31 de março de 2024, a Eletromidia reportou receita líquida de R$ 993,8 milhões, além de margem EBITDA de 37,9% e índice de dívida bruta sobre EBITDA de 2,2x, em comparação a 34,9% e 2,8x, respectivamente, no mesmo período do ano passado.
Como resultado, em 6 de junho de 2024, a S&P Global Ratings elevou o rating de crédito corporativo da Eletromidia de ‘brA+’ para ‘brAA-‘ na Escala Nacional Brasil. Ao mesmo tempo, foi atribuído o rating ‘brAA-‘ à 5ª emissão de debêntures senior unsecured, com rating de recuperação ‘3’, indicando uma expectativa de recuperação significativa (50%-70%; estimativa arredondada: 65%) para os credores em um cenário hipotético de default. A perspectiva estável do rating de emissor indica uma expectativa de contínua expansão de escala da empresa nos próximos anos, possibilitando maiores ganhos de rentabilidade e manutenção de alavancagem e liquidez confortáveis.
A Eletromidia tem se beneficiado das perspectivas positivas para o segmento de mídia out of home (OOH) no Brasil para continuar expandindo suas operações, em linha com as expectativas. Tal desempenho tem se respaldado principalmente na alavancagem do potencial de sua rede já existente de displays: enquanto o número de displays cresceu 4,6%, pressionado por realocações pontuais na vertente de Shoppings, a empresa reportou um crescimento de 20,4% na receita bruta nos 12 meses encerrados em 31 de março de 2024, atingindo R$ 1,1 bilhão.
A perspectiva estável reflete a expectativa de que a Eletromidia continuará apresentando sólido crescimento de receitas nos próximos anos, impulsionado pela boa integração das últimas aquisições e sustentado pelas perspectivas positivas do setor de mídia OOH no Brasil. Espera-se que a empresa continue investindo em seu crescimento orgânico, mas potencialmente buscando aquisições estratégicas para consolidar ainda mais sua presença no mercado nacional. Em tal cenário, projeta-se uma melhoria consistente de rentabilidade, enquanto a empresa mantém alavancagem controlada e posição de liquidez adequada.
Data: 07/06/2024
Por: Eletromidia S.A.